Guia de Preparação e Administração de
Medicamentos por Via Parentérica

Pesquisar medicamento: 
 
 
 
 

Menus
Imagem
    Introdução  
    Como Consultar  
  Vias de Administração  
    Incompatibilidades Fisico-Químicas  
    Estabilidade  
    Considerações Gerais  
    Pesquisa Avançada  
    Classificação Farmacoterapêutica  
    Abreviaturas e Acrónimos  
    Glossário  
    Bibliografia  
    Sobre a Autora  
       
Outros
    Contactos  
    Política de Privacidade  
    Termos de Utilização  
    Mapa do Site  
    Sugestões  
       
         

 

 

 


Como Consultar...

A promoção do uso racional dos medicamentos tem sido uma das principais directrizes preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objectivo de orientar as políticas nacionais de cada Estado Membro,  tendo como finalidade a utilização correcta dos produtos farmacêuticos. Para alcançar esse objectivo, é fundamental a participação activa e consciente dos profissionais de saúde responsáveis pela prescrição, dispensa e administração de medicamentos (médicos,  farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica, etc.), além da ampla disseminação junto da população, de informações correctas e isentas, inclusive as conceituais, para a qual, tem importância estratégica a participação de todos os profissionais de saúde.

É ponto doutrinário fundamental para a construção de uma política de medicamentos, que a mesma assente em princípios éticos e na confiabilidade das entidades nela envolvidas, compreendendo o doente, o prescritor, o dispensador, o produtor e a autoridade reguladora.

Assim, este Site tem apenas e só como objectivo único, o de colocar à disposição dos profissionais de saúde, uma fonte de informação de carácter prático e de acesso em tempo útil sobre Preparação, Reconstituição, Estabilidade e Administração de Medicamentos por Via Parentérica.

Estar informado sobre as propriedades dos fármacos ou medicamentos prescritos, assim como a sua correcta preparação e administração, é um passo importante para se evitar ou minimizar problemas de preparação, estabilidade, reconstituição ou administração que muitas vezes ocorrem no quotidiano dos profissionais de saúde.

Pretende apenas cumprir a função de facilitar o entendimento dos medicamentos utilizados por via injectável, não visando servir como material suficiente para a prática da medicina, da enfermagem ou da farmacologia.

Encontrando-se a Autora, a desenvolver e a aprimorar este Site, agradece desde já a todos aqueles que a alertem ou a sensibilizem sobre correcções futuras.

Assente numa Base de Dados on-line desenvolvida propositadamente pela Autora para este fim, baseia-se em informação coligida e minuciosamente avaliada, sobre os principais Nomes Comerciais [Nome de Fantasia] e Denominação Comum Internacional [DCI] Foram efectuadas pesquisas detalhadas, quer em documentação específica recolhida ou disponibilizada pela Indústria Farmacêutica produtora / importadora / distribuidora de cada medicamento, quer nas principais obras internacionais de referência bibliográfica sobre preparação e administração de medicamentos por via parentérica.

Apesar deste Site ser então uma selecção de informações credíveis, ele não tem como objectivo substituir outras fontes de referência, não pretende nunca substituir as informações provenientes dos fabricantes, nem deve ser entendido nunca como fonte suficiente de informação farmacológica para os profissionais de saúde, nem sendo em caso algum, destinado ou dirigido ao público em geral.

Assim sendo, nos conteúdos deste Site são prestadas informações de carácter específico e enunciadas definições gerais sobre cada uma das áreas, para uso exclusivo dos profissionais de saúde devidamente habilitados.

No topo de cada uma das páginas encontra-se disponível um campo de pesquisa, onde cada utilizador poderá de uma forma rápida, digitar um Nome Comercial ou Denominação Comum Internacional, correspondente ao seu critério de pesquisa.
Obterá como resposta, uma página com um resumo dos medicamentos encontrados na Base de Dados. Poderá então e a partir daí, e pressionando sobre qualquer um dos registos existentes, aceder à informação individualizada de cada Medicamento.

Chama-se a atenção, de que toda essa informação individualizada por Medicamento, foi devidamente estruturada pela Autora, num tipo de formato padrão compreendendo os seguintes itens:


No entanto e para visualização da mesma deverá ter instalado no seu computador o software novo Adobe Acrobat Reader 6.0. Caso não tenha, poderá importá-lo directa e gratuitamente, pressionando sobre o ícone existente na coluna da esquerda desta página.

A inclusão dos Nomes Comerciais neste site não representa recomendação de utilização ou prescrição desses Medicamentos, assim como a sua não inclusão não significa qualquer censura aos mesmos.

As informações seguintes, e respeitantes a cada um dos itens, são fundamentais para compreender e interpretar correctamente todos os  conteúdos deste Site:

 



è
Nome Comercial:

São nomes ou designações registadas e propriedade dos respectivos Laboratórios, utilizados nas embalagens e recipientes por forma a serem identificados e comercializados (vulgarmente chamados também de Marca Comercial ou Nome de Fantasia).

 



è
Laboratório:

Referência à Indústria/Laboratório Farmacêutico detentor de autorização de comercialização, emanada pela autoridade regulamentar competente.
Essa comercialização, poderá ser apenas exclusiva de algum ou de alguns países a nível mundial.




è
Denominação Comum Internacional:

Designação genérica internacional, empregue para distinguir um princípio activo que não está amparado por Nome Comercial, recomendada pela Organização Mundial de Saúde ou, na sua não adopção, a designação genérica adoptada em cada Estado Membro.
Esta designação vem seguida do sal (entre parênteses), ao qual o fármaco está associado na formulação.




è
Classificação Farmacoterapêutica:

Indicação da categoria(s) farmacoterapêutica(s) em que cada Medicamento está inserido, adoptada pela Autora.



è
Apresentação:

Indicação da Forma na qual o produto farmacêutico é apresentado pelo produtor. Este parâmetro inclui a dosagem e o acondicionamento primário baseados nos produtos comercializados em diversos países.
A dosagem, representa o teor da(s) substância(s) activa(s), expressa em quantidade por unidade de peso ou de volume.
O acondicionamento primário, refere o recipiente ou qualquer outra forma de acondicionamento que esteja em contacto directo com o Medicamento (Ex.: Seringa pré-cheia, Frasco-Ampola).




è
Forma Farmacêutica:

Estado final que as substâncias activas apresentam, depois de submetidas às operações de produção farmacêuticas necessárias, com o fim de facilitar a sua administração e simultaneamente obter o maior efeito terapêutico possível.
Todas as formas farmacêuticas referenciadas neste Guia e abaixo discriminadas, são preparações para uso parentérico, tendo a Autora estandardizado os seguintes Termos:

Concentrado para solução injectável;
Concentrado para solução para perfusão;
Emulsão injectável;
Emulsão para perfusão;
Pó e solvente para solução injectável;
Pó e solvente para solução para perfusão;
Pó e solvente para suspensão injectável;
Pó para solução injectável;
Pó para solução para perfusão;
Pó para suspensão injectável;
Solução injectável;
Solução para perfusão;
Solvente para uso parentérico;
Suspensão injectável.

 



è
Vias de Administração:

Indicação da zona do organismo humano, na qual ou através da qual o produto deve ser administrado.
Em alguns casos, o medicamento pode ser administrado em mais do que uma via.
As vias referenciadas neste Guia são:

Intracavernosa;
I
ntracisternal;
Intradérmica;
Intramuscular;
Intrapleural;
Intravenosa;
Intra-arterial;
Intra-articular;
Intra-lesional;
Intra-raquídea;
Intra-sinuial;
Subcutânea.

 



è
Reconstituição:

Indicação qualitativa e quantitativa dos solventes/veículos com possibilidade de utilização, expressos por indicação de cada fabricante.



è
Diluição/Administração:

Indicação dos fluidos intravenosos compatíveis com cada medicamento.

Indicação das vias e métodos (bólus, intravenosa directa, perfusão intermitente ou perfusão contínua) de administração adequados para cada medicamento.

Concentração ou intervalos de concentrações recomendados (para via periférica, salvo indicação em contrário).

Velocidade de administração (para via periférica, salvo indicação em contrário).

   



è
Estabilidade após Reconstituição/Diluição

Estipula condições particulares de conservação após reconstituição e/ou diluição a observar, para que cada medicamento mantenha as suas propriedades físico-químicas.
Os dados fornecidos são válidos apenas para os solventes/veículos indicados e nas quantidades referenciadas.



è
Armazenamento:

Referência a condições gerais de conservação a ter com cada medicamento, durante o seu período de armazenamento, baseadas essencialmente na informação do produtor ou noutra bibliografia de referência internacional. Essas recomendações referem-se à temperatura e à exposição à luz e significam:

1) Temperatura:

Congelado ou No Congelador:
          Inferior a -15ºC ;
Refrigerado ou No Frigorífico:
          2 a 8ºC
;
Frio:
          8 a 15ºC
;
Temperatura Ambiente:
          Entre 15 e 25ºC
.

2) Proteger da luz:

Recomenda-se que os medicamentos permaneçam na embalagem exterior original e sejam retirados imediatamente antes da utilização, ou então cobrir o acondicionamento primário com um invólucro opaco (Ex.: papel de alumínio).



è
Observações:

Este item cede informação seleccionada, que pode ser útil na administração de medicamentos por via parentérica.



è
Bibliografia:

Indicação das fontes bibliográficas nas quais se baseia a informação disponibilizada para cada Medicamento.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   
 

Introdução | Como Consultar | Vias de Administração | Incompatibilidades Físico-Químicas
Estabilidade | Considerações Gerais | Pesquisa Avançada | Classificação Farmacoterapêutica
Abreviaturas e Acrónimos | Glossário | Bibliografia | Sobre a Autora

Contactos | Política de Privacidade | Termos de Utilização | Mapa do Site | Sugestões


© Copyright 2000-2005, Ana Paula Dinis. Todos os direitos reservados.
Este Site e todos os conteúdos dele integrantes, têm um carácter consultivo e são destinados exclusivamente a profissionais de saúde devidamente habilitados. Se não é um profissional de saúde, deve abandonar de imediato o presente Site, dado que está a violar os seus Termos de Utilização.